DIRECÇÃO TÉCNICA DE FISIOTERAPIA
Fisioterapia na Escoliose Idiopática do Adolescente
Fisioterapia no Desporto [crianças e adolescentes]
Fisioterapia na Escoliose Idiopática do Adolescente
Fisioterapia no Desporto [crianças e adolescentes]
Sonhadora, apaixonada pela vida, pelos animais e pela natureza.
Praticante de desporto desde cedo, percebeu que nas várias modalidades desportivas por onde passou que o corpo humano tinha uma capacidade de adaptação extraordinária a vários contextos e exigências. A vontade de ajudar o próximo aliou-se à paixão pelo movimento e assim, surgiu a Fisioterapia na sua vida.
Licenciada em Fisioterapia e Pós-graduada em Fisioterapia em Pediatria pela Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa,
foi com vontade de se especializar ainda mais em raciocínio clínico e terapia manual que a levou à Especialização base em Reeducação Postural Global – RPG e a Formação avançada em RPG em Escolioses pela Universidade Internacional Permanente de Terapias Manuais de Saint-Mont, França, assim como ao Master em técnicas osteopáticas do aparelho locomotor pela Universidad Pontifícia de Salamanca. Mais tarde investiu na área do exercício com a Pós-Graduação em Treino Personalizado pela Universidade Lusófona e com o Mestrado em Exercício e Saúde pela Universidade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa. Atualmente encontra-se no processo de investigação na área do controlo motor e movimento humano.
Adicionalmente, foi investindo na sua área de conhecimento, nomeadamente no exercício, raciocínio clínico, terapia manual, comunicação e modificação comportamental em saúde.
Educadora no contexto de Fisioterapia e Orientadora de estágios clínicos de Fisioterapia da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, espera marcar a diferença na vida de quem pretende seguir esta profissão tão técnico-científica e ao mesmo tempo tão humana.
Após a sua experiência em vários clubes desportivos e contextos clínicos, em 2013 integra o projeto FISIORESTELO, sendo responsável técnica pela área de fisioterapia. A sua atividade centra-se na exigência na realização de cada tratamento, que deve ser exaustivamente estudado, pesquisado, debatido, com um plano de tratamento bem definido e aplicado com o máximo rigor, nunca descurando o componente humano e emocional, que são a base da sua intervenção. Gosta de trabalhar com os melhores profissionais ao seu lado, para que os resultados sejam de excelência.
As alterações posturais são bastante comuns entre a população no geral, especialmente nos dias de hoje, já que permanecemos várias horas por dia numa mesma posição, seja em contexto laboral, escolar ou de lazer. O corpo humano foi desenhado para o movimento e pouco adaptado ao sedentarismo atual e assim, neste sentido, a Reeducação Postural Global é uma intervenção bastante eficaz para promover a harmonia do corpo humano, tendo em consideração as necessidades individuais de cada pessoa.
Fisioterapia envolve e interação entre o Fisioterapeuta e o utente e a sua esfera biopsicossocial. O Fisioterapeuta, tendo em conta estas características, preocupa-se em integrar as vivências e experiências anteriores da pessoa, na avaliação do movimento e função, que podem estar ameaçados por vários fatores como lesão, dor, doenças e disfunções, condições ou fatores ambientais.
O Pilates Tradicional é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920, que tinha como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição.
Consiste num método de exercício terapêutico que visa a prevenção e/ou recuperação de lesões, para melhoria da força, da resistência, da flexibilidade, da postura, do controlo da respiração e da consciência corporal, estabelecendo o equilíbrio entre o corpo e a mente.