O Pilates Tradicional é um método de controlo muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920, que tinha como principal objetivo o treino de força específico para bailarinos e atletas de alta competição.
Contudo, tendo em conta o grau de dificuldade dos exercícios e a procura deste método de treino na área da reabilitação, surgiu a necessidade de adaptar os exercícios a cada indivíduo, tendo em conta as suas capacidades físicas e/ou condição clínica.
Desta forma, foi proposto um método de treino que utiliza uma diversidade de exercícios para fortalecer o nosso corpo e alongar os nossos músculos – o Pilates Clínico.
O Pilates Clínico consiste num método de exercício terapêutico que visa a prevenção e/ou recuperação de lesões, para melhoria da força, da resistência, da flexibilidade, da postura, do controlo da respiração e da consciência corporal, estabelecendo o equilíbrio entre o corpo e a mente.
QUEM PODE PRATICAR?
Este método pode ser realizado por todas as faixas etárias, visto que os exercícios solicitados são específicos para cada utente e respetiva condição clínica. Tendencialmente, este método é procurado por idosos, grávidas e casos clínicos com dor lombar ou disfunções na articulação sacro-ilíaca, sendo aplicável também a indivíduos sem nenhuma condição clínica associada, que pretendam manter a forma física, através da prática de uma atividade física de baixo impacto.