21 301 05 50 • 21 301 05 51 • 21 301 05 52
Rua Alda Nogueira, nº8 (nº7 Tardoz), 1400-378 Lisboa
  • Siga-nos em:

Abdominais Tradicionais, continua a fazê-los?

ABDOMINAIS TRADICIONAIS, CONTINUA A FAZÊ-LOS?Os norte-americanos distinguem sit-ups e crunches (ver as figuras abaixo). Nós vamos chamar-lhe apenas abdominais tradicionais.Sit Up – toda a zona posterior sai do solo. Crunch - o fundo das costas não sai do solo.PORQUÊ MUDAR?1º - Crunches e Sit-ups podem promover más posturas. De acordo com Eeric Truumes, no seu artigo "Back Pain Prevention, 5 Harmful Habits", má postura “coloca uma enorme tensão na coluna”. Crunches e sit-ups envolvem flexão da coluna, o que pode levar a problemas nos discos intervertebrais com o continuar do tempo. Se já temos incontáveis maneiras de criar problemas ao nível da coluna, porque fazê-lo também no treino?2º - É preciso ter em conta o tempo que passamos com as costas curvadas, por exemplo, sentados à secretária, a conduzir, em frente ao computador, etc....por conseguinte, estes abdominais potenciam esse "arredondamento". 3º - É o facto de os abdominais tradicionais centrarem o trabalho quase exclusivamente no recto abdominal (no chamado abdominal do "espelho", pois é aquele para o qual olhamos e gostamos de ver tudo definido, o "six pack").O QUE É NECESSÁRIO FAZER?1º - Fortalecer o núcleo central (core) o que implica uma especial atenção com o transverso, multifidius quadrado lombar e etc..estes músculos são os responsáveis pela nossa "cinta abdominal" natural.2º - Uma vez estes músculos trabalhados, poderá dizer "adeus" à barriguinha saliente (mesmo em pessoas magras), que nunca desaparece por mais que façamos 100 abdominais tradicionais ao acordar e mais 300 antes de dormir.3º - Desafiar sempre o "core", e consequente musculatura abdominal, através de Pranchas e das suas variações (ex. levantar um braço, depois uma perna, ou levantar o braço direito e aperna esquerda...TRX..., existem inúmeras variações com as quais se pode deafiar).Nota. Todos estes exercícios necessitam de uma aprendizagem prévia. Bom Treino! :)A equipa FisioRestelo
Os norte-americanos distinguem sit-ups e crunches (ver as figuras laterais). Nós vamos chamar-lhe apenas abdominais tradicionais.
Sit Up – toda a zona posterior sai do solo.
Crunch – o fundo das costas não sai do solo.
PORQUÊ MUDAR?
1º – Crunches e Sit-ups podem promover más posturas. De acordo com Eeric Truumes, no seu artigo “Back Pain Prevention, 5 Harmful Habits”, má postura “coloca uma enorme tensão na coluna”. Crunches e sit-ups envolvem flexão da coluna, o que pode levar a problemas nos discos intervertebrais com o passar do tempo. Se já temos incontáveis maneiras de criar problemas ao nível da coluna, porque fazê-lo também no treino?
2º – É preciso ter em conta o tempo que passamos com as costas curvadas, por exemplo, sentados à secretária, a conduzir, em frente ao computador, etc….por conseguinte, estes abdominais potenciam esse “arredondamento”.
3º – É o facto de os abdominais tradicionais centrarem o trabalho quase exclusivamente no recto abdominal (no chamado abdominal do “espelho”, pois é aquele para o qual olhamos e gostamos de ver tudo definido, o “six pack”).
O QUE É NECESSÁRIO FAZER?
1º – Fortalecer o núcleo central (core) o que implica uma especial atenção com o transverso, multifidius quadrado lombar e etc..estes músculos são os responsáveis pela nossa “cinta abdominal” natural.
2º – Uma vez estes músculos trabalhados, poderá dizer “adeus” à barriguinha saliente (mesmo em pessoas magras), que nunca desaparece por mais que façamos 100 abdominais tradicionais ao acordar e mais 300 antes de dormir.
3º – Desafiar sempre o “core”, e consequente musculatura abdominal, através de Pranchas e das suas variações (ex. levantar um braço, depois uma perna, ou levantar o braço direito e aperna esquerda…TRX…, existem inúmeras variações com as quais se pode deafiar). Nota. Todos estes exercícios necessitam de uma aprendizagem prévia.  Bom Treino!
A equipa FisioRestelo